O QUE É?
Se caracteriza pelo excesso de açúcar no sangue, que ocorre devido a uma redução ou ausência na produção da atividade da insulina, que é o hormônio produzido pelo pâncreas, com o papel de transformar os nutrientes dos alimentos em energia para nosso organismo. Como consequência dessa falta/redução, a glicose dos alimentos não é transformada em energia, e acaba se acumulando no sangue, sendo eliminado de forma anormal pela urina.
SINTOMAS:
- Fome incontrolável
- Vontade de urinar constante
- Sede excessiva
- Perda de peso ou ganho de peso
- Fraqueza, Cansaço excessivo
- Alterações visuais
- Lesões de pele de difícil cicatrização
- Infecções frequentes
PORQUE É TÃO PERIGOSA?
É uma doença silenciosa, que quando se começa a sentir os sintomas, já está em nível avançado, acometendo outras patologias, como insuficiência renal, aumento de doenças cardiovasculares, cegueira, amputações. Uma vez que adquirida a doença, ela é irreversível, por isso é muito importante cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, realizar exames de rotina regularmente.
DIABETES NA SAÚDE OCUPACIONAL, COMO LIDAMOS NA DR.DRH?
Na maioria das vezes, nossos colaboradores descobrem que são portadores de diabetes durante os exames admissionais e periódicos realizados aqui na clínica. Na Dr.Drh, prezamos pela saúde e bem-estar dos colaboradores. Quando nossas técnicas de enfermagem detectam alguma alteração nos exames, entramos em contato imediatamente com a empresa, solicitando o retorno do funcionário para uma nova coleta, sem revelar a alteração à empresa, garantindo assim a privacidade do colaborador. O colaborador realiza a recoleta do exame e passa por consulta com nosso médico do trabalho, que fornece as orientações necessárias para o manejo da doença. Além disso, na Dr.Drh, contamos com o Programa de Crônicos, onde colaboradores com esta patologia retornam à clínica semestralmente para consultas. Nessas consultas, o médico avalia a necessidade de novos exames, encaminhamentos para endocrinologistas e sempre fornece orientações médicas.
Beatriz Ignácio