O que é?
Condição em que a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande.
Normalmente, a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 140/90 e é considerada grave quando a pressão está acima de 180/110.
Sinais e sintomas:
Entre os sintomas da hipertensão estão tonturas, dores de cabeça e um mal-estar que pode ser descrito como a sensação de andar nas nuvens. No entanto, o paciente pode não apresentar nenhum sintoma. Por isso, é crucial que, ao ser diagnosticado com hipertensão, o paciente tome a medicação regularmente e realize um acompanhamento ambulatorial pelo menos a cada seis meses.
Hipertensão no trabalho:
O cardiologista explica que o trabalhador com hipertensão, quando esta não estiver controlada, não pode trabalhar em altura, sob risco de queda, nem carregar excesso de peso. As consultas periódicas são importantes e preventivas, e aqui fazemos o acompanhamento e orientamos sobre a prevenção.
Na clínica Dr. Rh, ao identificarmos um colaborador com pressão alta durante um exame ocupacional, seguimos um protocolo: após avaliação médica, podemos seguir com uma medicação oral e observação; se melhora dos índices, orientamos sobre uso correto das medicações, encaminhamos para seguimento ambulatorial e o ASO poderá ser liberado se não houver outras limitações. Caso os níveis pressóricos estejam bastante elevados, o exame ocupacional poderá ser suspenso e o paciente é encaminhado imediatamente ao pronto atendimento de urgência, necessitando reagendar o exame ocupacional para outra data. Além disso, contamos com um serviço próprio de seguimento de pacientes crônicos, onde um de nossos médicos acompanha de perto as medicações e exames detalhados dos funcionários portadores de patologias crônicas das empresas contratantes deste serviço.
Ana Carolina Gonzalez